Afinal, seu objetivo é o sucesso! Que tal parar um pouco e pensar no seu negócio? Como empreendedor você nem precisaria ser convidado para essa reflexão, mas a gente sabe que muitas vezes a falta de tempo em pequenas empresas acaba adiando autoavaliações como essa.

Uma gestão eficiente e enxuta é essencial para o crescimento e sucesso dos negócios, principalmente, para as pequenas empresas, que precisam racionalizar seus recursos e aumentar a produtividade, para assegurar a permanência no mercado. Não se podem reproduzir mecanicamente os modelos de gestão e de boas práticas empregados pelas empresas de maior porte. O empreendedor em uma pequena empresa é uma espécie de faz tudo, precisa assumir múltiplas funções, a distância entre os escalões, se é que o termo é apropriado nesse caso, praticamente não existe, a hierarquização e departamentalização também não, o que predomina nas relações é a informalidade.

Então, por onde começar?

A gestão é um dos principais investimentos que devem ser feitos em um negócio. Quando estamos diante de um novo desafio, o caminho mais natural é conhecer ou tentar ter uma noção bastante aproximada do que nos cerca. Independentemente da dimensão de sua empreitada, essa é uma lição básica.

O primeiro passo para que a pequena empresa adote as boas práticas de gestão é a sensibilização do líder, sem dúvida. Quando o pequeno empresário está convencido de que as boas práticas vão repercutir nos resultados de seu negócio, que terão impacto direto e positivo em seu desempenho empresarial, ele vai adotar os fundamentos da excelência em gestão, e o fará rapidamente.

Desenvolver habilidades e conhecimentos nas mais diversas áreas empresariais (gestão, finanças, marketing, legislação, recursos humanos, produção, entre outras) é essencial.

No caso da gestão da pequena empresa, onde os recursos sejam eles financeiros, físicos ou de pessoal, muitas vezes não são tão disponíveis, olhar para fora é um movimento essencial. Olhe na concorrência, estude seu público, analise os aspectos sociais, políticos e econômicos de sua região de atuação.

Assim sendo, é fundamental implementar práticas de gestão e algumas, são relativamente simples para garantir resultados mais expressivos.

Além disso, contar com profissionais contábeis preparados te auxilia a basear sua tomada de decisão em fundamentos sólidos e confiáveis e alcançar resultados efetivos.

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções especializadas para a sua empresa.

A Somar Contabilidade é uma empresa contábil especializada em serviços para Micro e Pequenas empresas, e oferece suporte em todos os segmentos contábeis; Fiscal e Tributário, Departamento Pessoal, Departamento Contábil, Legalização e Abertura de Empresas, além de vários outros para pessoas Físicas e Jurídicas. Conte com nosso atendimento, e tenha sucesso em seu negócio.